sexta-feira, maio 08, 2026




O POTE E A SEMENTE.

Por TJ Gama

 Havia uma casa muito bonita na rua onde moro, no jardim tinham muitas flores plantadas em potes de barro. D. Lucinda a dona da casa tratava com muito carinho de seu jardim. E um dia ao fazer a limpeza costumeira no local observou que um dos potes com flores estava muito desgastado pelo tempo e assim resolveu fazer o replantio das flores para outro pote novo. 

E assim, o pote velho foi jogado fora, ficou muito triste e melancólico lembrando das vezes que, com carinho, enfeitava o jardim. E assim o tempo foi passando e ele cada vez mais triste, sendo que certo dia passou por ali um grupo de formigas que carregavam folhas, flores e uma delas que vinha por último carregava em suas costas uma grande semente. Vinha exausta pelo volume da semente e quando chegou bem perto do pote de barro disse: Ei seu pote, tudo bem por ai? no que o pote respondeu – sim, tudo bem.

A formiguinha então começou a conversar com o pote, tagarelando sem parar e quando viu as outras formigas já iam distante. Ela assustada disse – meu Deus, como alcançarei minhas irmãs com esse peso todo nas costas?

Teve ela então uma brilhante ideia – Seu pote, o Senhor pode por favor guardar essa semente ai dentro? Outro dia eu passo para pegar.

O pote que era de bom coração disse – claro formiguinha, pode deixar a semente aqui dentro.

A semente que até então estava calada disse – seu pote eu já queria descansar e não ficar zanzando de um lugar pra outro. Agora vou dormir ai dentro e esperar a primavera. No que o pote disse – mas a formiguinha voltará para lhe buscar. Recebendo em resposta – ela não vai voltar, se ocupará de outra tarefa e me esquecerá.

Então tudo bem – respondeu o pote – passaram-se os dias e a semente germinou e com a chegada da primavera surgiu uma linda flor vermelha, deixando o pote de barro feliz como há muito tempo não mais tinha estado.

Moral da estória, nunca pense que você não pode contribuir para embelezar o mundo, O pote e a semente fizeram sua parte nesse trabalho e o homem pode contribuir com o Criador embelezando o mundo com as flores das virtudes nascente de um coração digno.




Nenhum comentário:

  A saúva Trabalhadeira O dia amanheceu preguiçoso, com uma neblina leve que lembrava uma gaze de algodão, se é que existe isso. Os pássar...