quinta-feira, julho 23, 2009

Impressionismo


















O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Surgido na França em 1874, o impressionismo foi um movimento artístico que passou a explorar, de forma conjunta, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista. A denominação “impressionismo” foi dada após a declaração pejorativa do crítico de arte francês Louis Leroy ao ver a tela “Impression du Soleil Levant”, de Monet. Uma das características principais da pintura impressionista é a questão principalmente da luz, além do movimento. Esses Artistas preferem a natureza para pintar onde podem melhor captar a luz e as nuances das cores, pois cada objeto observado adquire colorações diversas ao serem refletidas pela luz natural.
Alguns foram os pintores que se destacaram nesse tipo de pintura, dentre os quais Claude Monet, Eduard Manet, Edgar Degas , Seurat e August Renoir, sendo de Claude Monet, dentre outros, o quadro , "Impressão do Nascer do Sol" de deu nome a essa tendência.
No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti, ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira. Obra destacadas são: Trigal e Maternidade.

  Quando chegamos ao plano espiritual, a maioria dos espíritos pensa algo muito parecido: – Ah se eu soubesse… Se eu soubesse que a vida rea...