sexta-feira, março 16, 2012

Mendiga



Na vida nada tenho e nada sou;

Eu ando a mendigar nas estradas...

No silêncio das noites estreladas

Caminho, sem saber para onde vou!

Tinha o manto do sol....quem mo roubou?!

Quem pisou as minhas rosas desfolhadas?!

Quem foi que sobre as ondas revoltadas

A minha taça de ouro espedaçou?!

Agora vou andando e mendingando,

Sem que um olhar dos mundos infinitos

Veja passar o verme, rastejando...

Ah, quem me dera ser como os chacais

Uivando os brados, rouquejando os gritos

Na solidão dos ermos matagais!...

Florbela Espanca

quarta-feira, março 14, 2012

Refletindo


É noite estrelada com um céu sem nehuma nuvem. Pensamentos que divagam e, como as ondas do mar, vão e vem em lembranças de tempos idos.De dias felizes ou talvez nem tanto.
Pessoas que conhecemos e que gostamos de conhecer, mas que talves não demos a devida atenção. E o tempo, marca o relógio da vida. Vida que escapa das mãos lentamente, sem nos darmos conta.E quando percebemos aquele "me desculpe", "eu gosto de você" , você é importante pra mim"... nunca foram ditos.

E o tempo a escorrer como areia entre os dedos, lembrando-nos que o instante de cada dia é muito precioso e que cada grãozinho de coisa boa que plantarmos será nos devolvido multiplicado. Porque é dando que se recebe é perdoando que se é perdoado.
Não busquemos modificar o outro, ser imortal com luz e percepções próprias e com tempo próprio para acordar desse sono de que "eu sou", "eu quero" e "eu posso"... como a imaginar que o mundo gire em torno de si próprio e que as outras pessoas são meros acessórios para que possam brilhar mais.

Pobres criaturas, perdidas em si mesmas. Para elas a noite estrelada não é de reflexão e reajuste, é mero tempo para o descanso do corpo, enquanto que a alma agitada não para de pensar no próximo passo do dia seguinte, nas tarefas agendadas, nas compras, nos encontros..... esquecendo-se de refletir se no dia que findou fez alguem feliz ou infeliz e o que se pode fazer para o devido reajuste, enquanto caminham juntos, nessa vida que se chama "oportunidade" de aprendizado e que cada gesto de amor e solidariedade pode ser o diferencial para quando tivermos que prestar contas ao Criador de todas as coisas.
Esperamos que ao chegar esse dia o balancete de nossas vidas apresente saldo positivo ou pelo menos que nosso "saldo devedor" tenha diminuido.

Bençãos a todos os que lerem estas linhas e que Deus em sua infinita misericódia tenha piedade de nossas falhas.

Autor: T.J.Gama

  Quando chegamos ao plano espiritual, a maioria dos espíritos pensa algo muito parecido: – Ah se eu soubesse… Se eu soubesse que a vida rea...