sábado, maio 24, 2008

O SONHO



Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,porque você possui apenas uma vida e nela só se tem uma chance de fazer aquilo que quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.

Fonte: Clarice Lispector

quinta-feira, maio 22, 2008

XINGÚ VIVO




Quem esteve no local disse que a Eletronorte foi representada pelo Sr. PAULO FERNANDO VIEIRA SOUTO RESENDE, que de maneira um tanto arrogante e desfazendo dos estudos feitos pelo professor da UNICAMP, Osvaldo Sevá, acerca dos impactos socio-ambientais que a contrução da Hidorelétrica de Belo Monte traria, foi como que o estopim para que houvesse uma demonstração raivosa por parte de uma das índias, que a golpe de facão atingiu o Sr. Paulo Fernando.
A agresão não se justifica em momento algum, mas a falta de tato e o descomprimisso com os que serão mais rudemente atingidos, no caso, a aldeia indígena, nos traz a baila a situação dos que se sentem prejudicados pela ambição das grandes empresas.
Mas fica a questão: Será que essa construção trará o progresso ou como já estamos "acostumados", apenas a felicidade de poucos?

A narrativa desses eventos pode ser encontrado em : http://xipaia.wordpress.com/2008/05/21/xingu-vivo/




O CAMINHO

Não, não tenho caminho novo
o que tenho de novo
é o jeito de caminhar
aprendi (o caminho me ensinou)
a caminhar cantando
como convém a mim
e aos que vão comigo
pois já não vou mais sozinho

Thiago de Mello
O mais importante da vida não é realmente o caminho, mas a caminhada. O olhar para o lado e compartilhar com os outros as belezas ou agruras do caminho.

INTIMIDADE


Quando, sorrindo, vais passando, e toda
Essa gente te mira cobiçosa,
És bela – e se te não comparo à rosa,
É que a rosa, bem vês, passou de moda...
Anda-me às vezes a cabeça à roda,
Atrás de ti também, flor caprichosa!
Nem pode haver, na multidão ruidosa,
Coisa mais linda, mais absurda e doida.
Mas e na intimidade e no segredo,
Quando tu coras e sorris a medo,
Que me apraz ver-te e que te adoro, flor!
E não te quero nunca tanto (ouve isto)
Como quando por ti, por mim, por Cristo, juras – mentindo – que me tens amor...

Antero Quental
1842 – 1891

ORÁCULO DE DELFOS - A lenda

Templo de Apolo A pitonisa de Delfos

Durante mais de 15 séculos, do nascimento ao fim da cultura grega antiga, o Oráculo de Delfos, ou templo de Apolo, serviu como local onde os peregrinos vindos das mais diversas latitudes do mundo helênico consultavam as pitonisas, as sacerdotisas oraculares, para saber qual o seu destino, da sua família ou da sua pátria. Delfos tornou-se um dos lugares sagrados mais venerados pelos gregos, sendo que suas previsões e predições tiveram enorme repercussão nos destinos de reis, de tiranos e de muita outra gente famosa daqueles tempos.

"Querendo medir com exatidão o centro do mundo, Zeus fez com que duas águias fossem soltas de lugares opostos da terra. Quando o vôo das duas se cruzou, ali bem embaixo o todo-poderoso determinou ser o local – uma pedra situada nas cercanias do monte Parnaso - do ônfalos, o umbigo do mundo. Anunciou então a todos que dali ele entraria em contato com quem desejasse fazer-lhe consultas ou pedir-lhe orientações.
Porém, a região era dominada pela monstruosa Píton, uma cobra gigantesca que espantava qualquer possibilidade de aproximação. Coube então a Apolo oferecer-se para enfrentar a serpente, representante das forças primitivas e irracionais, derrotando-a num formidável combate. O deus vitorioso sepultou os restos do ofídio monstruoso exatamente embaixo do solo em que se ergueu o templo de Delfos, no golfo de Corinto, local em que as mensagens de Zeus, por intermédio de Apolo, chegariam aos interessados."

A MENSAGEM INSCRITA NO TEMPLO DE APOLO- que alguns historiadores atribuem a Tales de Mileto

«Advirto-te, sejas quem fores...
Tu! Que desejas sondar os arcanos da Natureza,
se não encontras dentro de ti aquilo que procuras... tampouco o poderás encontrar fora.
Se ignoras as excelências da tua própria casa, como poderás encontrar outras excelências?
Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros!"
Homem!... Conhece-te a ti memso e conhecerás o Universo e os Deuses.»

quarta-feira, maio 21, 2008

NOVO DIA


A cada dia que nasce, renascem também as esperanças de que algo melhor ocorra, mas nem sempre a nossa visão limitada entende as respostas que a vida nos dá, por isso sejamos paciente, confiemos Nele que a tudo observe e provê de acordo com o nosso merecimento:


'Cada dia é uma nova oportunidade a felicitar-nos a ascenção e qual novo nascimento para renovação de experiências abençoadas.
Aproveita, pois as horas de luz para aumentar tua iluminação interior com a aquisição de experiências e a realização de trabalhos.
Renova-te a cada manhã, com o novo sol que desponta límpido, após o repouso da noite, como a atmosfera lavada pelo banho crepuscular do orvalho.
Lembra teus deveres à frente das tarefas que te foram cometidas, e desencumbe-te com desembaraço e amor na conquista do pão cotidiano.
Observa quantos a teu lado caminham com o mesmo objetivo que , e o teu e, dá-lhes a mão benéfica que ajuda e sustenta.
Semeia durante toda a jornada os bens que extravassam da natureza da tua alma w, reflete a luz que sobre ti recai , pura e transparente das regiões mais altas".


C.Torres Pastorino, Sugestões oportunas. Ed. Vozes

domingo, maio 18, 2008

Ainda o Amor



«Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É um contentar-se de contente;É cuidar que se ganha em se perder;
É um estar-se preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É um ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor nos mortais corações humanos conformidade,
Sendo a si tão contrário o mesmo Amor?»

De Luiz Vaz de Camões

RECOMEÇAR, de Carlos Drumod de Andrade

A vida é um eterno recomeçar. E vejo agora como um livro de muitas páginas, sempre que se acaba de ler uma, logo aparece outra não escrita, onde você pode colocar todas as letras, misturá-las ao seu bel prazer, até formar não somente palavras, mas sentimentos, com os quais você passa a viver e conviver. E o que é o mais importante é que esses sentimentos são repassados às pessoas, as vezez com tintas e cores fortes, outras com meiguice e cortesia. Ah, queria ter uma receita de amar e fazer amar, assim como se tem uma receita de bolo. Mas a vida é uma surpresa. As pessoas nos surpreendem. Nós nos surpreedemos com atitudes muitas das vezes erradas e magoamos quem na verdade só queríamos amar. Que me perdoem aqueles que eu feri, queria cobri-los de beijos e carinhos, espero com sinceridade ainda ter tempo de dizer a todos eles "eu te amo".
-------------------------------------------------------------------------------

Não importa onde você parou…em que momento da vida você cansou…o que importa é que sempre é possível enecessário “Recomeçar”.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo…é renovar as esperanças na vida e o mais importante…acreditar em você de novo.
Sofreu muito nesse período? foi aprendizado…
Chorou muito? foi limpeza da alma…
Ficou com raiva das pessoas? foi para perdoá-las um dia…
Sentiu-se só por diversas vezes? é porque fechaste a porta até para os anjos…
Acreditou que tudo estava perdido? era o início da tua melhora…
Pois é…agora é hora de reiniciar…de pensar na luz…de encontrar prazer nas coisas simples de novo.
Que tal Um corte de cabelo arrojado…diferente?
Um novo curso…ou aquele velho desejo de aprender a pintar…desenhar…dominar o computador…ou qualquer outra coisa…
Olha quanto desafio…quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando.
Tá se sentindo sozinho? besteira…tem tanta gente que você afastou com o seu “período de isolamento”…tem tanta gente esperando apenas um sorriso teu para “chegar” perto de você.
Quando nos trancamos na tristeza…nem nós mesmos nos suportamos…ficamos horríveis…o mal humor vai comendo nosso fígado…até a boca fica amarga.
Recomeçar…hoje é um bom dia para começar novos desafios.
Onde você quer chegar?ir alto…sonhe alto… queira omelhor do melhor… queira coisas boas para a vida…pensando assim trazemos prá nós aquilo que desejamos…se pensamos pequeno…coisas pequenas teremos…
já se desejarmos fortemente o melhor e principalmente lutarmos pelo melhor…o melhor vai se instalar na nossa vida.E é hoje o dia da faxina mental…joga fora tudo que te prende ao passado… ao mundinho de coisas tristes…
fotos…peças de roupa, papel de bala…ingressos de cinema, bilhetes de viagens…e toda aquela tranqueira que guardamos quando nos julgamos apaixonados…jogue tudo fora… mas principalmente…esvazie seu coração… fique pronto para a vida…para um novo amor…
Lembre-se somos apaixonáveis…somos sempre capazes de amar muitas e muitas vezes…afinal de contas…Nós somos o “Amor”…
” Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura"

LA MARIONETA

Esse é um texto que foi muito veiculado pela Internet e atribuído a Gabo, como é conhecido Gabriel Garcia Marquez por seus amigos, onde o escritor se despedia dos amigos por estar com câncer linfático, fato este desmentido pelo escritor . bem como da autoria do texto, mas mesmo assim vale a pena ler e refletir nos momentos da vida que por vezes deixamos de viver intensamente, presos a padrões sociais e a outros entraves da vida, os quais com certeza se pensassemos melhor já teríamos deixado de lado. Serve também para nos lembrar - como diz meu amigo Marcos Rosa - que há sempre tempo para viver. Um beijão Marcos. Eu te amo muito.
----------------------------------------------------------------

“Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapos e me presenteasse com mais um pedaço de vida, eu aproveitaria esse tempo o mais que pudesse...

Possivelmente não diria tudo o que penso, mas definitivamente pensaria tudo o que digo.

Daria valor às coisas, não por aquilo que valem,mas pelo que significam.

Dormiria pouco, sonharia mais, porque entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz.

Andaria quando os demais se detivessem, acordaria quando os demais dormissem.

Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, deitava-me ao sol, deixando a descoberto, não somente o meu corpo, como também a minha alma.

Aos homens, eu provaria quão equivocados estão ao pensar que deixam de se enamorar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se enamorar...

A um menino eu daria-lhe asas, apenas lhe pediria que aprendesse a voar.

Aos velhos ensinaria que a morte não chega com o fim da vida, mas sim com o esquecimento.

Tantas coisas aprendi com Vós homens….

Aprendi que todo o mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa.

Aprendi que quando um recém nascido aperta com a sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo do seu pai, agarrou-o para sempre.

Aprendi que um homem só tem direito a olhar o outro de cima para baixo, quando está a ajudá-lo a levantar-se.

São tantas as coisas que pude aprender com Vocês, mas agora, realmente de pouco me irão servir, porque quando me guardarem dentro dessa caixa, infelizmente estarei morrendo.

Sempre diz o que sentes e faz o que pensas.

Supondo que hoje seria a última vez que te vou ver dormir, te abraçaria fortemente e rezaria ao Senhor para poder ser o guardião da tua alma.

Supondo que estes são os últimos minutos que te vejo, diria-te “Amo-te” e não assumiria, loucamente, que já o sabes.

Sempre existe um amanhã em que a vida nos dá outra oportunidade para fazermos as coisas bem, mas pensando que hoje é tudo o que nos resta, gostaria de dizer-te o quanto te quero, que nunca te esquecerei.

O amanhã não está assegurado a ninguém, jovens ou velhos.

Hoje pode ser a última vez que vejas aqueles que amas. Por isso, não esperes mais,fá-lo hoje, porque o amanhã pode nunca chegar. Senão, lamentarás o dia em que não tiveste tempo para um sorriso, um abraço, um beijo e o teres estado muito ocupado para atenderes esse último desejo.

Mantém os que amas junto de ti, diz-lhes ao ouvido o muito que precisas deles, o quanto lhes queres e trata-os bem, aproveita para lhes dizer, “perdoa-me”, “por favor”, “obrigado” e todas as palavras de amor que conheces.

Não serás recordado pelos teus pensamentos secretos.

Pede ao Senhor a força e a sabedoria para os expressar.Demonstra aos teus amigos e seres queridos o quanto são importantes para ti”.

texto atribuído a Gabriel Garcia Marquez, porém de autoria de Johnny Welch, Ventríloco
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/31_marioneta.htm

  Quando chegamos ao plano espiritual, a maioria dos espíritos pensa algo muito parecido: – Ah se eu soubesse… Se eu soubesse que a vida rea...