quinta-feira, fevereiro 22, 2007

O Pará em destaque I


O Estado do Pará, portal de entrada da Amazônia, situa-se na parte oriental da região Norte do Brasil, ocupando posição privilegiada em termos de localização, dada a sua proximidade com os mercados do Caribe, da Europa, da América Central e da América do Norte.
Limita-se a leste com os Estados do Maranhão e do Tocantins; ao sul com o Estado do Mato Grosso; a oeste com o Estado do Amazonas; e ao norte com o Oceano Atlântico, o Estado do Amapá, o Suriname e a Guiana.
É o segundo maior Estado brasileiro, com superfície de 1.247.702,7 milhões de Km², correspondendo a 32,38% da região Norte e a 14,66% de todo o território nacional.

O Estado do Pará está dividido em 143 municípios, agrupados em seis mesorregiões e 22 microrregiões.
As mesorregiões são assim denominadas :
Do Baixo Amazonas, do Marajó, Metropolitana de Belém, Nordeste Paraense, Sudeste Paraense e Sudoeste Paraense.
A MESORREGIÃO DO BAIXO AMAZONAS - É formada pela união de 14 municípios agrupados em 3 microrregiões : Almerim, Óbidos e Santarém.
A MESORREGIÃO DO MARAJÓ - É formada pela união de 16 municípios agrupados em 3 microrregiões : Arari, Furo de Breves e Portel.
A MESORREGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM - É formada pela união de 11 municípios agrupados em 2 microrregiões : Belém e Castanhal.
A MESORREGIÃO DO NORDESTE PARAENSE - É formada pela união de 49 municípios agrupados em 5 microrregiões : Bragantina, Camétá, Guamá, Salgado e Tomé Açu.
A MESORREGIÃO DO SUDESTE PARAENSE - É formada pela união de 39 munícípios agrupados em 7 microrregiões : Conceição do Araguaia, Marabá, Paragominas, Paraupebas, Redenção, São Félix do Xingu e Tucuruí.
A MESORREGIÃO DO SUDOESTE PARAENSE - É formada pela união de 14 municípios agrupados em 2 microrregiões : Altamira e Itaituba.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ôh! Salve! Benvinda a vida. Benvida ao blog KT.

Mari

tkteca.blogspot.com disse...

Caramba!Bastou eu ficar "um pouco" longe, pra vc trocar as bolas!?.
É TK e não KT (RSSS, MUITOS RISOS)

  Quando chegamos ao plano espiritual, a maioria dos espíritos pensa algo muito parecido: – Ah se eu soubesse… Se eu soubesse que a vida rea...