sexta-feira, novembro 13, 2009

Você conhece o Xingu?














O rio Xingú é um rio brasileiro que nasce no Estado do Mato Grosso, segue pelo Estado do Pará e deságua próximo a foz do Rio Amazonas e tem aproximadamente 1.870 Km de extensão.
Na região de sua cabeceira abriga o Parque Indígena do Xingú, o primeiro parque indígena do Brasil, sendo a principal fonte de água e alimentos para uma população de aproximadamente 4.500 índios que vivem no parque. É constantemente ameaçado pela expansão da fronteira agrícola e consequente desmatamento na região de seus prinicpais formadores, que se encontram todos fora da área do parque. Esse rio fica à margem direita do Rio Amazonas.
São Félix do Xingu está intimamente ligado ao município de Altamira, pelo fato de que foi criado com uma área desmembrada de Altamira, em 1961. Localiza-se no Estado do Pará, bem no encontro das águas do Rio Fresco com o Rio Xingu. Seu nome é uma uma homenagem ao Rio Xingu, que atravessa toda a extensão da cidade. Esse rio Xingu apresenta em seu curso diversas quedas d'água, e é uma importante fonte de renda para a cidade.A evolução da cidade se deu com a chegada de grandes empresas madeireiras, atrás de madeiras de lei para a exportação. Mas com a diminuição da atividade madeireira, atualmente a pecuária de corte se tornou a principal atividade econômica, existindo diversas fazendas de gado em torno da cidade. Também é uma grande produtora de milho, arroz, feijão e mandioca.No mês de maio, no período de 22 à 31 de maio, acontece a Festa de Nossa Senhora das Mercês, a padroeira do município. Essa festa é considerada o evento religioso mais importante da cidade de São Félix do Xingu.
Agora deixo pra vocês algumas imagens feita por umas amigas quando da viagem feita à cidade de São Félix do Xingú .

6 comentários:

EternaApaixonada disse...

Bons momentos!
Obrigada pela partilha. Um lugar lindo!
Beijos

isomary disse...

Ficou lindo!!!! Amei o Blog!!!! Beijos.

Teca Gama disse...

Oi Belinha, espero dar pequenos presentes as pessoas que abrirem o blog, sejam informações ou cultura e outras coistitas mais.

bjs

mari - pedra de alquimia disse...

Tekinha,

Que linda postagem. Foi um passeio maravilhoso e como você pode perceber, inesquecível...

Valeu!

Bj

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

Anônimo disse...

sou capichaba,moro em altamira pará,adoro o rio xingú,a pureza da natureza o ar puro,pescarias temos imagens lindas enfin,um paraíso tropical,adorei ver comentários de pessoas de outros estados,um bejo á todos....