quinta-feira, maio 22, 2008

ORÁCULO DE DELFOS - A lenda

Templo de Apolo A pitonisa de Delfos

Durante mais de 15 séculos, do nascimento ao fim da cultura grega antiga, o Oráculo de Delfos, ou templo de Apolo, serviu como local onde os peregrinos vindos das mais diversas latitudes do mundo helênico consultavam as pitonisas, as sacerdotisas oraculares, para saber qual o seu destino, da sua família ou da sua pátria. Delfos tornou-se um dos lugares sagrados mais venerados pelos gregos, sendo que suas previsões e predições tiveram enorme repercussão nos destinos de reis, de tiranos e de muita outra gente famosa daqueles tempos.

"Querendo medir com exatidão o centro do mundo, Zeus fez com que duas águias fossem soltas de lugares opostos da terra. Quando o vôo das duas se cruzou, ali bem embaixo o todo-poderoso determinou ser o local – uma pedra situada nas cercanias do monte Parnaso - do ônfalos, o umbigo do mundo. Anunciou então a todos que dali ele entraria em contato com quem desejasse fazer-lhe consultas ou pedir-lhe orientações.
Porém, a região era dominada pela monstruosa Píton, uma cobra gigantesca que espantava qualquer possibilidade de aproximação. Coube então a Apolo oferecer-se para enfrentar a serpente, representante das forças primitivas e irracionais, derrotando-a num formidável combate. O deus vitorioso sepultou os restos do ofídio monstruoso exatamente embaixo do solo em que se ergueu o templo de Delfos, no golfo de Corinto, local em que as mensagens de Zeus, por intermédio de Apolo, chegariam aos interessados."

A MENSAGEM INSCRITA NO TEMPLO DE APOLO- que alguns historiadores atribuem a Tales de Mileto

«Advirto-te, sejas quem fores...
Tu! Que desejas sondar os arcanos da Natureza,
se não encontras dentro de ti aquilo que procuras... tampouco o poderás encontrar fora.
Se ignoras as excelências da tua própria casa, como poderás encontrar outras excelências?
Em ti se encontra oculto o tesouro dos tesouros!"
Homem!... Conhece-te a ti memso e conhecerás o Universo e os Deuses.»

5 comentários:

tkteca.blogspot.com disse...

Ou, seja, conhece-te a ti mesmo, assim poderás entender melhor teus semelhantes.

PS - pra vc Eterno Apaixonado

Anônimo disse...

o conhece a ti mesmo, é urgente e imperioso na contemporaneidade, pois séculos mais tarde emanuel kant, disse " Tem duas coisas que me espanta, a lei moral dentro de mim e o céu acima de mim". se queremos filhos melhores para um mundo melhor...conhece a ti mesmo .

Anônimo disse...

massa

tavitox disse...

Cara isso me ajudou muito ganhei 10 pontos no trabalho
so por causa dessa postagem
vlw

tavitox disse...

o aonimo q disse massa so eu

  Quando chegamos ao plano espiritual, a maioria dos espíritos pensa algo muito parecido: – Ah se eu soubesse… Se eu soubesse que a vida rea...