segunda-feira, setembro 01, 2008

Jardim - Rubens Alves


Hoje foi o dia da minha colação de grau de Licenciatura em geografia e a Professora Suely Menezes, principal coordenadora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em sua oratória durante a cerimônia dos colandos fez uma alusão a um texto de Rubens Alves, "Jardim", remetendo-nos ao pensamento de que como novos professores aptos a entrar no mercado de trabalho, que é o da educação, fomos comparados por ela a jardineiros, responsáveis pela plantação da boa semente, porque não bastar ter o jardim é preciso ter jardineiros para cuidar que os brotos recém plantados não sejam alvo das ervas daninhas e outras pragas, isto é : o professor tem um papel muito importante, e que não é apenas de facilitador do conhecimento, mas também responsável por plantar idéias sadias nas mentes dos nossos jovens, e que vivem nesse mundão de Deus nem sempre com alguém por perto para lhes ensinar, além do conhecimento as noções subjetivas da vida, tentando levar a esses jovens a oportunidade do conhecer para poder avaliar criticamente as ocorrências do dia e dia. E, é com o pensamento na importância do jardim e do jardineiro que deixo esse pequeno trecho de Rubens Alves:


“Explico: o que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde, um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem” (Alves, R., 2000, p. 24-25).

5 comentários:

...Eterno Apaixonado... disse...

Parabéns pelo seu momento tão importante. Parabéns também, pelo texto. Concordo plenamente
Bjs

tkteca.blogspot.com disse...

Pô tava com saudades. Eu tenho lido os seus textos amorosos, apaixonados............. e sabe de uma coisa? Também gostaria de estar me sentido assim. Mas ainda não foi dessa vez, mas fico feliz por vc. Curta essa paixão e viva intensamente. Carpe Diem.


Bjs

Anônimo disse...

Tekinha,

Apesar de nosso tempo espremido nas conversas de corredores, saiba que desejo muito sucesso pra você em sua jornada. És uma pessoa muito querida e sensível.

Parabéns, você merece esse e os melhores momentos desta vida!

Bj

Anônimo disse...

Poxa.. teu blog é demais.. de td um pouco msm.. parabens!!!

tkteca.blogspot.com disse...

Oi anônimo, eu precisava "ler" algum elogio. Obrigada pela visita.

Um abraço apertado

  Quando chegamos ao plano espiritual, a maioria dos espíritos pensa algo muito parecido: – Ah se eu soubesse… Se eu soubesse que a vida rea...